Jorge Roberto iniciou a cerimônia de divulgação do plano de metas, que foi realizada num auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC), falando das principais dificuldades enfrentadas atualmente pelo governo. O prefeito salientou a crise mundial e o estado em que encontrou as contas da prefeitura em janeiro, quando assumiu o novo mandato, além de divulgar alguns números que demonstram queda nas receitas do executivo. “2009 é um ano difícil. Tivemos quedas em várias fontes de receitas do município como 75% dos royaltes do petróleo, queda de 5% de arrecadação de ICMS e perdemos 20% do Fundo de Participação dos Municípios. A previsão é que o FPM caia ainda mais 20%. Mas, mesmo assim, estamos anunciando essas obras para esse ano. Vamos enfrentar essa crise com rigor”, disse o pedetista.
Apesar de todos os problemas, o prefeito, que estava acompanhado de seu vice, o ex-vereador José Vicente Filho, anunciou 35 obras em toda a cidade com data marcada para licitações e início de execução. “Isso aqui é um compromisso que tem que ser cumprido. Todos os projetos apresentados tem data marcada para começar”, declarou.
Abaixo o planejamento, na íntegra, para 2009 anunciado pelo prefeito:
1)- Recapeamento geral das ruas de Niterói. As primeiras serão: Dr. March, Cel Gomes Machado, Álvares de Azevedo e Praia de Icaraí. (Início das obras:30 de Março); Na seqüência virão Tenente Osório, Presidente Pedreira, Ary Parreiras, Cel. Guimarães, Benjamin Constant, Gavião Peixoto, Herotides de Oliveira, Jornalista Irineu Marinho e Fagundes Varela.
2)- Asfaltamento e drenagem de 3 ruas por mês nas regiões Oceânica e Pendotiba. As primeiras serão: Rua João Batista Lacerda, Rua Belmiro Siqueira (Ambas em Piratininga) e Rua das Acácias (Itacoatiara). Início das obras: 23 de março.
3)- Instalação de 6 unidades de apoio à pavimentação a fim de agilizar e baratear o asfaltamento das ruas da Zona Norte, Região Oceânica e região de Pendotiba. Serão unidades não poluentes instaladas em Rio do Ouro, Pendotiba, Caramujo, Fonseca, Piratininga e Itaipu (licitação no dia 2 de abril).
4)- Reformulação do trevo da Estrada Francisco da Cruz Nunes em frente ao Multicenter. (Início das obras: 23 de março)
5)- Reforma do calçadão de Piratininga (já em andamento).
6)- Reforma da praça e da orla de Jurujuba (já em andamento).
7)- Maior entrosamento com a concessionária águas de Niterói. Um exemplo é a correção no abastecimento de água em parte do Morro do Palácio (início dia 23 de março).
8)- Construção do médico de família no Morro do Alarico, na comunidade do Maceió, e reforma da creche do Morro do Cavalão (Licitação no dia 13 de abril).
9)- Retomada no transporte eficiente com funcionamento pleno a partir de 8 de maio.
10)- Desapropriação dos imóveis da Rua Presidente Domiciano, Números, 178 e 182 para restauração e posterior criação do Museu Janete Costa de Arte Popular (Já publicado no diário oficial).
11)- Projeto de restauração da Ilha da Boa Viagem.
12)- Restauração do Palácio Araribóia (já em andamento).
13)- Projeto Itacoatiara, início com o calçamento da Rua das Acácias e Rua das Zínias. Operações permanentes de controle urbano começam na primeira quinzena de abril.
14)- Projeto Ilha da Conceição. Início com a licitação para a reforma do Centro Social Urbano marcada para o dia 27 de março.
15)- Nova iluminação para o Parque Monteiro Lobato e Praia de Icaraí. (Início dos serviços no dia 13 de abril).
16)- Levantamento e início dos serviços de iluminação pública em todas as ruas e comunidades de Niterói que ainda não dispõem do serviço. (Prazo de conclusão das obras: 3 anos).
17)- Construção do Posto Médico do Largo da Batalha (início das obras: 20 de maio).
18)- Retomada do PAC da Vila Ipiranga e Capim Melado (já em andamento).
19)- Projeto Piloto na escola Maestro Heitor Villa Lobos (Ilha da Conceição) para implantação de horário integral em toda a rede municipal de ensino (início: primeira semana de abril).
20)- Grama sintética no campo de futebol do Morro do Estado no centro. (Início das obras em 17 de abril).
21)- Retomada do selo Niterói Discos com 10 novos CDs este ano. Os artistas serão escolhidos através de festivais.
22)- Conclusão em 60 dias de todas as obras de menor porte atualmente em andamento, como a reforma do calçadão da Praia das Flechas e do Jardim São João, entre outras.
23)- 16 pórticos de segurança. O início das obras do primeiro pórtico se dará em um mês e meio a partir da entrega do projeto por Oscar Niemeyer.
24)- Contrato com o escritório Jayme Lerner para a reestruturação do trânsito e dos transportes de Niterói (assinatura na primeira semana de abril).
25)- Retomada das obras da Fundação Oscar Niemeyer (licitação realizada no dia 19 de março). Início dos serviços ficam na pendência de autorização da Caixa Econômica Federal.
26)- Reforma do Memorial Roberto Silveira a ser feita pela Universidade Salgado de Oliveira (início: em 30 dias).
27)- Retomada das obras do Museu do Cinema (início: dia 30 de março).
28)- Modificações no Caminho Niemeyer (a serem anunciadas e detalhadas na semana que vem).
29)- Alargamento da Estrada Francisco da Cruz Nunes a partir do largo da Batalha (início: 23 de março).
30)- Recapeamento das vias auxiliares da Estrada Francisco da Cruz Nunes (Licitação: dia 14 de abril).
31)- Novos semáforos e sinalização horizontal (licitação: 19 de maio).
32)- Reforma do Hospital Carlos Tortelly (licitação 16 de abril).
33)- Reforma do Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho (licitação: 2 de abril).
34)- Obras diversas na Garota do Surucucu (início: dia 30de março).
35)- Restauração da Igreja de São Domingos (início: 30 de março).
O prefeito falou também do apoio aos ginastas do Flamengo e expressou uma vontade de construir um Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e dois Centros de Convivência para Terceira Idade na cidade. “Eu não apoiei o Flamengo, e sim os atletas da ginástica olímpica brasileira. Esse trabalho poderá render a Niterói, num futuro próximo, a criação de um CT de Ginástica. Minha intenção é transformar Niterói na capital nacional da Ginástica Olímpica e, com isso, dar mais uma opção para que nossas crianças não partam para caminhos perigosos”, declara Jorge Roberto.
Com relação à parceria com o governo do Estado, Jorge foi enfático em dizer que os R$ 92 milhões anunciados terão que ser investidos nos próximos 16 meses.
Sobre a reforma administrativa, o prefeito disse que deverá enviar à Câmara de Vereadores o projeto ainda no mês de março e reforçou que as mudanças na estrutura da prefeitura não trarão novas despesas.
Willian Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário