Felipe Peixoto é um dos cotados |
Waldeck Carneiro e Felipe Peixoto estão entre os nomes cotados para integrar o secretariado do governador Luiz Fernando Pezão a partir do ano que vem
O governador reeleito no Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, vem dizendo que só anunciará o nome dos seus secretários a partir da segunda quinzena de janeiro, no entanto, especialistas dizem que pelo menos dois nomes niteroienses podem integrar o seu secretariado. Ventila nos bastidores, por exemplo, o nome do deputado estadual eleito Waldeck Carneiro (PT), que pode assumir a pasta da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Além disso, o deputado licenciado Felipe Peixoto (PDT) pode retornar para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, após coordenar a campanha de Pezão no Leste Fluminense.
O cientista político Italo Toledo, da Universidade Federal Fluminense, acredita que o apoio recebido por Pezão em Niterói e na Região Metropolitana vai fazer diferença na escolha do seu secretariado: “O deputado Waldeck Carneiro é um dos nomes que podem assumir alguma pasta, até por causa da boa relação dele com Pezão e com o prefeito de Niterói Rodrigo Neves”, disse.
Waldeck confessou que ouviu o seu nome ventilar para o cargo, no entanto, fez questão de dizer que não recebeu nenhuma proposta ou sondagem para a pasta. Caso receba, disse que discutirá com a bancada estadual e conversará, inclusive, com o prefeito Rodrigo Neves sobre a possibilidade.
“Meu desejo, acima de tudo, é exercer o mandato e viver essa experiência como parlamentar. Fiquei lisonjeado ao ouvir meu nome surgir, mas não recebi nada oficial. Apoiei o governador durante a campanha e, caso receba qualquer abordagem, vou prometer tratar com carinho. Conversarei com o partido e também com o prefeito Rodrigo Neves sobre isso”, disse.
Ontem, foi confirmado o primeiro nome do secretariado do segundo mandato do governador Pezão, que confirmou a permanência do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. O cientista político Jonas Santiago, da Universidade Federal Fluminense (UFF), aposta que outros nomes são certos no governo, como a volta do deputado estadual licenciado Felipe Peixoto (PDT) para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.
“Não me preocupo com isso (assumir alguma secretaria), até porque o Pezão me escolheu para ser o seu vice. Coordenei a campanha do Pezão por acreditar nele e em suas propostas. De qualquer forma, o objetivo é cumprir o mandato como deputado estadual”, resumiu Felipe Peixoto.
Jonas Santiago disse que Felipe foi extremamente importante no diálogo do governador com a cidade. Além disso, ele ressaltou que o deputado foi o coordenador da campanha do Governador. “Se Felipe não voltar para essa pasta, acredito que ele assumirá outra com até mais destaque”, apostou o especialista, que ainda aponta os nomes de Wagner Victer na Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e Hudson Braga na Secretaria de Obras.
“Além de montar sua nova equipe de governo, Pezão vai ter que agir como líder para domar as aspirações dos políticos do PMDB para comandar a Assembleia Legislativa a partir de fevereiro. Além disso, são 21 partidos que o apoiaram. Não tem secretaria para todo mundo, logo, ele vai precisar de muito jogo de cintura”, acredita o cientista político.
O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário