segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CREA/RJ divulga lista de serviços online para atendimento aos profissionais

“A implantação do Sistema de Funcionalidades Online é um salto revolucionário do uso da Internet no CREA-RJ e, quem sabe, futuramente no Sistema Confea/Creas”. É o que afirma o presidente do Conselho, Agostinho Guerreiro, que implementa essa mudanças por considerá-las fundamentais.

Os números são impressionantes e mostram o quanto o novo sistema mudou a rotina dos profissionais e empresas, que não precisam mais ir ao Crea para resolver uma série de tarefas, e para o funcionário do atendimento, que, a partir de agora, tem mais tranquilidade e tempo para trabalhar.

NÚMEROS
Quando o sistema foi implantado, em janeiro deste ano, foram 10.506 visualizações das páginas relativas ao atendimento online, um incremento de 2,77% em relação a dezembro de 2013.
À medida que novas funcionalidades foram sendo implementadas, os número foram crescendo: 24.385 em fevereiro, 94.903 em março, 114.449 em abril, 113.465 em maio, 98.718 em junho, mês da Copa, 112.478 em julho e 124.741 em agosto.
“Estamos evoluindo muito. Para o profissional e para as empresas uma mudança de qualidade no atendimento. Gradualmente, estamos permitindo que serviços que demoravam dias e semanas sejam feitos em curto espaço de tempo. E os nossos servidores do Atendimento estão tendo uma grande melhoria de qualidade no seu trabalho interno, que impacta nas demais áreas do Conselho; é bom para todos. O aprimoramento desta ferramenta maravilhosa, que é o nosso Portal, nos conduz ao mundo virtual que é o futuro presente das organizações”, disse.

FUNCIONALIDADES
Agora, profissionais e empresas podem emitir taxas de certidão e incorporação, multas e diferenças de ART sem precisar se deslocar até a sede do Conselho. Isso reflete em economia de tempo, evitando deslocamentos, dando mais tranqüilidade ao profissional, agilidade e velocidade no atendimento.
Outros serviços são a emissão online dos formulários e as certidões, já com o número de protocolo e com a guia de recolhimento. Uma nova funcionalidade permite ao profissional e à empresa solicitar, via portal, a devolução ou transferência de taxas. Após o preenchimento do formulário, informando os dados bancários e o motivo da solicitação, o Sistema gera um protocolo e envia um e-mail diretamente para o profissional.
“Através desse serviço, o profissional e empresa acessam o portal do CREA-RJ e obtêm a documentação que precisam. Imprime o formulário, efetua o pagamento da guia e só comparece ao Crea uma única vez, para dar entrada. Não perde mais tempo, como era antes, indo de três ou quatro vezes para obter o formulário, a guia de recolhimento e o número de protocolo”, disse a Gerente de Registro e Acervo Técnico (GRAT), Cynthia Attié.

MENOS BUROCRACIA
Segundo Cynthia, as novas funcionalidades reduzem as demandas presenciais, não só para o Atendimento, mas para vários departamentos do Conselho, como a Fiscalização, o Cadastro e o Acervo Técnico, que ficam liberados de atender o profissional para emitir, por exemplo, uma diferença de ART. Este Sistema visa a desonerar estas áreas.

“Só de rquerimento de certidão são cerca de 700 por mês, ou seja, 700 pedidos que poderão ser feitos pela internet; considerando ainda as diferenças de ART, taxas e multas, chegaremos a um número em torno de 2 a 3 mil guias emitidas por mês, que antes teriam que ser solicitadas diretamente nas unidades de relacionamento”, disse a gerente.

Fonte: CREA/RJ

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