quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mulher sofre sequestro-relâmpago em Icaraí

Uma mulher de 43 anos foi vítima de um sequestro-relâmpago, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, na sexta-feira. De acordo com a mulher, ela estacionava o carro na Rua Presidente Backer, na altura da bilheteria do estádio Caio Martins, quando foi surpreendida por dois homens armados, que entraram no veículo e a fizeram refém.

A vítima contou que os bandidos a levaram até um caixa eletrônico de um supermercado localizado no trecho Niterói-Manilha da BR-101, onde ela foi obrigada a fornecer a senha da conta bancária. A dupla sacou uma quantia não divulgada.

Segundo a mulher, os dois ladrões a libertaram depois do saque, na Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte, e fugiram com o carro. De acordo com a vítima, o caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).

A mulher contou ainda que os assaltos têm sido muito comuns na Rua Presidente Backer. Um funcionário de um prédio que fica próximo ao local do crime diz que já presenciou várias cenas de violência.

"As pessoas, principalmente as mulheres, são as mais atacadas pelos criminosos. Na esquina da Presidente Backer com a Avenida Roberto Silveira são vários os motoristas assaltados", disse o porteiro, que não quis se identificar.

Dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP-RJ) mostram que apenas um caso de sequestro-relâmpago foi registrado na delegacia de Icaraí durante todo o ano de 2008.


O Fluminense

terça-feira, 28 de abril de 2009

Funcionários de estaleiro fazem paralisação

Trabalhadores da unidade 3 de Caximbau, do Estaleiro Mauá, no Centro de Niterói, paralisaram o serviço, na manhã desta terça-feira, em busca de melhores condições de trabalho, já que nada foi feito pela empresa desde o primeiro protesto dos funcionários, na quarta-feira passada. Eles estão reivindicando revisão dos planos de saúde, que hoje funcionam no sistema de fator moderador. Nesse sistema, o operário paga metade da consulta. Os trabalhadores querem plano integral.

Outro ponto questionado é a mudança de apenas uma passagem para uma completa para auxiliares e encanadores. Atualmente apenas soldadores recebem a ajuda integral. Há ainda a reclamação de dois meses sem auxílio alimentação e atraso de um mês na recarga do Riocard.

Alguns prestadores de serviço alegam ainda que subiram de função sem aumento salarial, de gratificações e benefícios em carteira. Representantes do sindicato dos metalúrgicos e responsáveis do estaleiro se reuniram com os trabalhadores agora há pouco para discutir as propostas, mas não houve acordo.

A direção do estaleiro convocou novamente os representantes para se reunirem. A assessoria de comunicação divulgou que está averiguando os fatos e irá se pronunciar mais tarde.

Após de mais de duas horas de discussão, a empresa aceitou a primeira reivindicação. A direção disponibilizou um vestiário usado por outro setor para a equipe de obra, que reclamava da superlotação dos vestiários utilizados. Segundo os funcionários, empregados trazidos para a unidade de Caximbau serão realocados para a Ponta da Areia, para melhorar o problema da superlotação.

O Fluminense

PREFEITURA DE NITERÓI ADERE AO PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA"

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, aderiu ao programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. A pareceria com a Caixa Econômica Federal foi sacramentada na sexta-feira (24/04), na sede da Prefeitura, onde estiveram presentes o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco, o superintendente da SUFUG, Joaquim Lima, e o membro do conselho curador do FGTS, André de Souza.Segundo o prefeito, a habitação é o problema mais grave do país e, na ocasião foi dado o primeiro passo para o desenvolvimento do programa na cidade.“É um projeto audacioso, mas que pode surtir efeito rápido. Ele vai permitir que pessoas que ganham até 10 salários mínimos possam realizar o sonho da casa própria. A parceria concreta e efetiva, entre a Caixa e a Prefeitura, possibilita que o programa seja desenvolvido para a comunidade mais baixa”, disse Jorge Roberto.


O prefeito falou também sobre a necessidade de os outros municípios aderirem ao programa:“O custo para a prefeitura é zero, e o programa está aberto a todos os municípios brasileiros, espero que eles participem”, declarou Jorge Roberto.


De acordo com Moreira Franco, um levantamento feito por Joaquim Lima e André de Souza constatou que Niterói possui uma demanda de 5 mil unidades e apesar do programa estar voltado para quem ganha de 0 a 10 salários mínimos, o público alvo na cidade será aquele que ganha entre 0 e 3 salários.“Para este público a mensalidade não ultrapassará R$ 50. As outras faixas não terão mais do que 20% da renda comprometida com o financiamento”, explicou.


Moreira disse ainda que, mesmo antes do programa ser anunciado na cidade, o prefeito já estava tomando as primeiras medidas como, por exemplo, fazer levantamento das áreas onde os empreendimentos poderão ser construídos.“Nós já estamos recebendo as inscrições e o próximo passo é aprimorar o cadastro, que ficará a encargo da Secretaria Municipal de Habitação, que será criada através da mensagem que está tramitando na Câmara Municipal. Queremos obter resultados concretos em um ano, no máximo”, disse Jorge Roberto.


Também participaram da reunião o secretário de Serviços Públicos, Transito e Transportes, José Roberto Mocarzel, e o arquiteto João Sampaio.


Inscrições programa “Minha Casa, Minha Vida”
Endereço: Rua Coronel Gomes Machado, 259 Centro – Niterói
Documentos necessários: ficha de inscrição preenchida, CPF, identidade, comprovante de residência e de renda Horário de Atendimento: 10h às 16h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 2620-8945


Assessoria Prefeitura de Niterói

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Maníaco da faca é preso em Niterói

O homem acusado de atacar um comerciário de 25 anos a facadas, no dia 4, foi preso, na madrugada de ontem, por policiais do 12º BPM (Niterói). De acordo com a polícia, Felipe Jorge de Barros, de 56 anos, seria morador de Icaraí e foi detido com um estilete de 20 centímetros na Avenida Roberto Silveira, próximo à Igreja Porciúncula de Sant’Ana e a poucos metros do local onde teria acontecido o ataque registrado na delegacia do bairro.
Segundo o Setor de Investigação da 77ª DP (Icaraí), onde o caso foi registrado, o homem é acusado de esfaquear o comerciário de 25 anos na Rua Miguel Couto, em Icaraí. De acordo com a polícia, a vítima e um segurança que teria presenciado o ataque fizeram o reconhecimento do agressor.

Ainda em fase de reabilitação, o comerciário, que no ataque foi ferido nas costas e nos braços, se mostrou aliviado com a prisão do suposto agressor. Ele, que se recupera dos ferimentos em casa, disse que não teve dificuldades para reconhecer o suspeito.

"Pela manhã, compareci à delegacia. Ainda estou em casa de repouso por causa dos ferimentos. Fico feliz em ver que ele finalmente foi preso", salientou a vítima.


Poucas horas após a prisão, o acusado foi encaminhado para o Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, já que apresentaria distúrbios mentais, segundo a polícia.

De acordo com agentes da distrital de Icaraí, Jorge chegou à unidade policial muito agitado e se machucou sozinho em uma das celas da delegacia. Ainda segundo policiais da 77ª DP, PMs do batalhão de Niterói tiveram que ser chamados para ajudar na remoção do suspeito.

Após ser controlado e medicado, o acusado deverá ser transferido, ainda hoje, para o Hospital Psiquiátrico Roberto Medeiros, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Os policiais civis que estavam de plantão na 77ª DP informaram ainda que o mandado de prisão preventiva contra Jorge teria sido expedido por tentativa de homicídio.


Lenda – A notícia do ataque contra o comerciário se espalhou rapidamente e, nas últimas semanas, o pânico tomou conta dos moradores de Icaraí e Santa Rosa.

Apesar da população assegurar e alimentar informações de que outras pessoas teriam sido atacadas por um suposto "maníaco da faca", a delegada da 77ª DP, Janaína Peregrino, onde o único caso foi registrado, negou a existência de ataques em série cometidos por um psicopata.

Por conta da história, a distrital registrou, de acordo com policiais e assitentes sociais da equipe de atendimento, quase 40 ligações diárias de pessoas que buscavam informações e esclarecimentos sobre o "maníaco".

Oficiais e população comemoram prisão

Após a prisão, a Polícia Militar informou que a colaboração dos moradores foi muito importante para que os policiais pudessem encontrar o suspeito. De acordo com a PM, a informação de que o homem estaria transitando armado pela via chegou através de denúncia anônima. Para o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Élson Haubrichs, a prisão representa uma vitória para a população.

"Essa interação entre a sociedade e a polícia foi muito importante na prisão do suspeito. Graças a uma denúncia chegamos até o acusado. Foi uma ajuda mútua que gerou um grande benefício", disse o oficial.

À frente do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), o coronel Mário Pinto corroborou a opinião de Haubrichs.

"A polícia agiu rápido e capturou essa pessoa que vinha tirando o sono da população da região. O papel da polícia foi cumprido perfeitamente", frisou Pinto.

Nas ruas da Zona Sul de Niterói, a população comemorou a prisão do acusado de esfaquear o comerciário.

Para a autônoma Maria Cristina Félix, de 32, as pessoas poderão andar mais tranquilas pelas ruas.

"É complicado sair e ficar preocupado com sua integridade física. Espero que outros não se inspirem e tentem fazer o mesmo", opinou.

Mas nem todo mundo se deu por satisfeito com a notícia da prisão. A aposentada Juscelene Almeida, de 67, afirmou ter visto um homem suspeito com as mesmas características agregadas ao suspeito preso, na tarde de ontem.

"Só acredito nessa notícia quando realmente vir ele preso. Ainda tenho muito medo de sair à rua sozinha", declarou a aposentada.

O Fluminense

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Vereadores se reúnem com comandante da PM em Niterói

Os vereadores de Niterói recebem nesta quinta-feira, dia 16, às 15 horas, o comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar de Niterói, coronel Elson Haubrichs. O convite, feito pelo presidente da Câmara, Paulo Bagueira (PPS) e pelo presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, Renato Cariello (PDT), tem o objetivo de esclarecer aos parlamentares as iniciativas que a PM está adotando para conter a onda de insegurança que atinge a cidade. “Convidamos o comandante para que ele nos explique as dificuldades que a Polícia Militar enfrenta em Niterói e quais as medidas para diminuir os assaltos e assassinatos que aumentam a cada dia”, explica o presidente Paulo Bagueira.

A reunião acontece no gabinete da Presidência e todos os 18 vereadores foram convocados a participar. “Somos cobrados diariamente pela população sobre a questão da segurança, um dos temas de maior preocupação para os moradores.

Recentemente, uma quadrilha de roubos de veículos foi presa em Duque de Caxias com carros de Niterói e na madrugada desta quarta-feira um casal foi assassinado dentro de um carro em Icaraí”, afirma o Vereador Renato Cariello.

Bagueira e Cariello conseguiram, recentemente, aumentar o número de PMs fazendo ronda nos bairros do Barreto e Engenhoca, principalmente no horário de entrada e saída dos estudantes. “É prioritário para o cidadão de Niterói a questão da segurança pública. Como vereadores queremos contribuir politicamente para melhorarmos a segurança pública e um dos itens é o aumento do efetivo da PM em Niterói, um fato unânime entre os parlamentares da Casa”, conclui Bagueira.

Vinícius Martins



Assessoria de Imprensa

terça-feira, 14 de abril de 2009

NITERÓI: Casal é executado à tiros em Icaraí

Um casal foi assassinado a tiros, no início da madrugada desta terça-feira, por volta das 2h, na Avenida Ary Parreiras, em Icaraí, Zona Sul de Niterói. Humberto Durans Massa, de 55 anos, e Alexsandra Carvalho Ribeiro de Magalhães, de 41, estavam em um Gol placa KZR 2808 quando foram mortos por dois homens armados, próximo a Rua Lemos Cunha, a poucos metros da delegacia do bairro.

Os assaltantes, ainda não identificados, abordaram e atiraram nas vítimas que estavam dentro do veículo, estacionado numa calçada da Avenida, nas proximidades de um posto de gasolina da Petrobras. O local do crime também é próximo ao Morro do Cavalão.

Humberto, que levou cerca de quatro tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Alexsandra foi socorrida e levada para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no Centro, mas também não resistiu.

A polícia trabalha com a hipótese de vingança, mas não discarta a possibilidade do casal ter sido vítima de um assalto, no entanto, nada foi roubado. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí).
O Fluminense Online

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Roubam, torturam e matam em Silva Jardim

Um crime bárbaro chocou os moradores de Silva Jardim, na Região dos Lagos, na madrugada de ontem. Quatro pessoas, três delas da mesma família, foram assassinadas na fazenda São Francisco, no bairro Lucilândia, na altura do quilômetro 239 da BR-101. De acordo com policiais do 35º BPM (Itaboraí), foram mortos o dono da propriedade, Odelon Heckmann, de 73 anos, o caseiro Adilson Amorim Ramos, de 43, a mulher dele, Lucinéia Nascimento Rangel, de 26, e a filha do casal, Luana Rangel Ramos, de nove.

Os corpos foram achados por volta das 8 horas por um funcionário da fazenda que chegava para trabalhar. Na ação, foram roubados um Gol prata de placa LOH-2293, uma escopeta calibre 12, uma espingarda calibre 22 e um revólver 38. As armas pertenceriam ao dono da fazenda.

O primeiro corpo a ser achado foi o do caseiro, que estava a cerca de 200 metros da casa. O cadáver apresentava sinais de asfixia mecânica provocada por uma algema de plástico, segundo peritos da Polícia Civil.

De acordo com informações da 120ª DP (Silva Jardim), onde o caso foi registrado, as outras vítimas foram encontradas com as mãos amarradas para trás em três cômodos da casa. Ainda de acordo com os policiais , os três teriam sido torturados e foram mortos com tiros na cabeça.

O titular da 120ª DP, Paulo Roberto da Silva, informou que o caso foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte). Ele acredita que as execuções foram provocadas para evitar que as vítimas reconhecessem os assaltantes. "Acredito que eles tenham matado o caseiro por asfixia para ninguém ouvir os disparos. A morte de uma criança indica que houve queima de arquivo", disse o delegado.

Outra informação que será apurada pela polícia nas investigações será a de que o proprietário teria acabado de receber R$ 5 mil, dinheiro que seria proveniente do pagamento do aluguel de um estabelecimento na região. "Os corpos apresentam alguns sinais de tortura. Os homens podem ter chegado exigindo essa quantia. Vamos intimar parentes e funcionários para ajudar na elucidação do caso", frisou o titular, que se diz preocupado com o crescimento dos casos de assaltos nas fazendas da região.
Moradores perplexos com violência do crime
Para um pedreiro, que se identificou como ex-funcionário da fazenda São Francisco, Odelon Heckmann era uma pessoa respeitada e que não tinha inimigos na região. "Ele era uma pessoa supertranquila. Vendia cocos para toda essa região. Não conseguimos entender o porquê de tanta violência gratuita", salientou José de Brito, de 67 anos, que se juntou a dezenas de pessoas que permaneceram em frente à fazenda durante todo o dia de ontem, incrédulas com o ocorrido.
O ex-funcionário informou ainda que Heckmann morava no local há 40 anos e teria também uma pequena criação de gado. Segundo moradores da região, o empresário deixou esposa e um filho de 40 anos. Ainda de acordo com informações de vizinhos, eles moravam em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

O Fluminense

terça-feira, 7 de abril de 2009

Prefeito de Niterói assina contrato com empresa especializada em trânsito

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, assinou na tarde desta terça-feira (07/04), na Prefeitura, contrato com o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. O acordo, que visa recuperar o trânsito e os transportes de Niterói, ficou orçado em R$ 630 mil e terá duração de 12 meses. “Ao lado da Saúde e da Segurança, o trânsito é um problema extremamente grave em nosso município. O Jaime Lerner é a pessoa mais indicada para nos auxiliar e ajudar a enfrentar esta questão”, disse Jorge Roberto.

Jaime Lerner, que foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná, afirmou que cada cidade tem sua característica e que trabalhará em conjunto com a equipe do prefeito.

“Estamos começando hoje. Eu conheço Niterói e vamos nos pautar pelos dados que a equipe do prefeito começará a nos fornecer”, disse Lerner.


Lerner declarou que a intenção é levar a experiência dele e equacionar o problema de mobilidade. Segundo ele, todas as cidades têm problema, mas se houver vontade política e uma visão solidária, ele pode ser contornado.


“Tenho certeza que a competência é sempre do município”, disse.


O prefeito afirmou que vai seguir o que Jaime Lerner sugerir. Segundo ele, o trânsito da cidade foi tocado por amadores.


“O trânsito precisa ser comandado por profissionais. Vamos ter um resultado muito positivo neste trabalho”, disse ele, lembrando que estava cumprindo mais uma promessa de campanha.


Quando questionado sobre quando a população poderá ver os resultados, Jaime foi categórico:


“Nos dêem um tempo. Se pudermos antecipar em 60 dias, nós vamos levar ao conhecimento da equipe do prefeito. Tenho uma visão otimista e vamos fazer o possível dentro do nosso conhecimento”, garantiu.


Participaram do encontro o ex-prefeito e arquiteto João Sampaio, o presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini; a secretária municipal de Urbanismo, Christina Monnerat; o presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Selmo Treiger.


Empresa
- Jaime Lerner Arquitetos Associados é uma empresa fundada em abril de 2003, sediada em Curitiba e presidida pelo arquiteto Jaime Lerner. A empresa conta com um extenso rol de consultores e colaboradores nas diversas áreas de conhecimento, tendo como embasamento as experiências e propostas urbanas implementadas em Curitiba, no Estado do Paraná e em diversas cidades brasileiras e do exterior. A Jaime Lerner Arquitetos Associados tem como proposta de trabalho construir, através da parceria com agentes locais, idéias e soluções que possam ser detalhadas e implementadas pelos gestores das cidades.


Assessoria de Imprensa