sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pânico em Niterói: passageiros de ônibus ficam no meio de fogo cruzado

Um vídeo divulgado nas redes sociais esta semana mostra os momentos de terror vividos por passageiros de um ônibus no meio do fogo cruzado, durante um tiroteio entre policiais civis e traficantes de drogas do Complexo do Viradouro. O confronto aconteceu na última terça-feira e as imagens mostram o desespero dos passageiros que se atiram no chão do veículo para tentar se proteger de balas perdidas, quando o coletivo passava pela Estrada da Garganta, bem próximo à Rua Mário Viana. Na gravação, é possível ouvir o barulho de muitos tiros de armas de grosso calibre. Segundo moradores daquela região, tiroteios são diários. Ontem, motoristas que passavam pela Estrada da Garganta, relataram nas redes sociais que bandidos armados com pistolas e fuzis do Morro Souza Soares tentaram promover um arrastão para assaltar motoristas que passavam pela via no final da tarde. Até o fechamento desta edição não havia registro de ocorrências na 77ª DP (Icaraí), delegacia responsável pela área.
“Tiros são diários no local. É um absurdo os bandidos andarem armados no meio de moradores, a qualquer hora do dia. E se alguém reagisse ao arrastão?”, questionou uma moradora nas redes sociais.
Gravações – Na filmagem feita por um passageiro em meio ao fogo cruzado, as pessoas se abraçam no chão do coletivo e pedem para que o motorista dê marcha ré e retorne, enquanto tiros de grosso calibre são escutados. 
Durante o confronto, que aconteceu por volta das 10h, os passageiros orientavam uns aos outros para que se abaixassem para que ninguém fosse atingido. Com gritos de socorro e pedidos para que o motorista voltasse rápido, é possível ver na filmagem que o coletivo estava cheio de idosos e crianças.
“Foi horrível. Morei no Rio a minha vida toda e nunca passei por algo parecido assim. É um absurdo, morarmos na Região Oceânica, que é um lugar lindo, e não tão grande assim, e ter que passar por situações como essas”, desabafou o autor do vídeo. 
“Nós trabalhamos meio ano para pagar impostos, temos que trabalhar muito todos os dias pra ter uma vida digna e ainda tem gente que passa por isso? Imagina o desespero das pessoas que saem de casa sem saber se voltam. Coitado do motorista também. Revoltante”, postou outra moradora da cidade.
Segundo a Polícia Civil, não houve informações de pessoas feridas durante o confronto de terça-feira no Viradouro. Na ocasião, a Rua Mário Viana ficou fechada por vários minutos durante o tiroteio. Na ação, três suspeitos de tráfico de drogas foram presos. Drogas foram apreendidas.
“Estamos nas mãos de criminosos e não vejo solução para que isso acabe. É preciso que alguém dê um basta em toda essa violência. Não sabemos se ao saírmos, nós voltaremos para as nossas casas. O que nos resta fazer é orar para que sobrevivamos a mais um dia”, desabafou uma outra moradora.
O Fluminense

Nota:
A que ponto chegou a ex-tranquila cidade de Niterói. Em nenhum bairro os moradores se sentem seguros. Seja na região sul o na norte, o clima de insegurança é o mesmo. Pelo centro, relatos de pequenos furtos e tiros quase que diariamente. Na região do Fonseca se instalou uma praça de guerra. Em Icaraí, brigas em bares e assaltos em plena luz do dia assolam a população. Na Região Oceânica a criminalidade comanda. As autoridades não se manifestam. O 12º BPM afirma ter aumentado o efetivo de policiais nas ruas e operações ostensivas à procura de meliantes. O que é certo?! Apenas a certeza de que a próxima vítima pode ser você ou eu! - Willian Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário