Pode sair até o final de semana a decisão do Deputado Fernando Gabeira de disputar o Governo do Rio de Janeiro em uma fusão com o Democratas do ex-prefeito carioca César Maia. Gabeira disse a jornalistas que após consultas com diretórios por todo Estado, a proposta mais aceita pelos militantes do Partido Verde é a aliança com Maia, que é pré-candidato ao Senado Federal.
Há alguns meses, Gabeira vinha tentando outras alternativas. Ele anunciou que até o final de semana serão definidas as diretrizes com relação às coligações para campanha que se inicia em julho próximo.
Gabeira ainda atacou em seu blog a forma com que o Jornal O Globo publicou o anúncio feito pelo parlamentar.
Quem não está nem um pouco contente com a notícia é Governador Sérgio Cabral, que vê clara chances de perder uma boa quantidade de votos para o oponente Verde. Gabeira mantém seu eleitorada em classes média e alta, população da zona sul do Rio de Janeiro, mesmo reduto eleitoral onde Cabral possui uma grande parte de seus votos.
Já o ex-governador Anthony Garotinho comentou em seu blog que considera legítima a entrada na disputa de Gabeira. "Apesar de nossas divergências políticas, Gabeira não candidato de fugir dos debates, diferentemente de Cabral", declarou Garotinho.
Na verdade, o que temos é um velho-novo cenário. Cabral tentou a todas as custas retirar Gabeira do páreo e não conseguiu. Agora faz inúmeras investidas contra a candidatura de garotinho, que foi multado em R$ 50 mil por propaganda eleitoral antecipada, atribuída pelo TRE a uma propaganda do Partido da República, veiculada em TV e Rádio em agosto de 2009.
O que sabemos é que a disputa pelo governo fluminense está ainda mais intensa. Quem sairá na frente desta disputa, com certeza será quem possui um trâmite livre no meio povo, sem que seja necessário o trabalho intenso de falsos eleitores, aqueles eleitores contratados para fazer número.
Está lançado o desafio. Vamos aguardar os próximos capítulos deste instigante processo sucessório.
Willian Chaves
Jornalista Profissional e Estudante de Direito
Nenhum comentário:
Postar um comentário